O Projeto

A AEP apresenta um projeto educativo com o objetivo de formar pessoas no exercício responsável da liberdade, possibilitando vidas dignas e felizes. Utiliza um método desenvolvido ao longo dos últimos quarenta anos, que é adotado por centenas de escolas nos cinco continentes.
Missão
Ajudar os pais de seus alunos a garantirem para seus filhos uma educação de excelência, inspirada numa visão transcendente da vida. Nas escolas da AEP, as mães e os pais estão em primeiro lugar. A atividade da escola é entendida como delegada e colaboradora, nunca substitutiva, da ação familiar. Para conseguir essa sintonia entre a família e a Escola há uma série de iniciativas dirigidas a formar e informar os pais, para que possam realizar com êxito sua tarefa de primeiros educadores de seus filhos.
A educação baseada em valores
Toda a formação oferecida atende os diferentes aspectos da educação formal, sob o ponto de vista técnico, intelectual, cultural, estético e esportivo. Também reconhece igual importância aos aspectos sociais e espirituais, de forma personalizada e respeitosa. A proposta é oferecer uma educação baseada em valores, procedentes de sua identidade cristã, fomentando o desenvolvimento das virtudes humanas em sua totalidade, especialmente a sinceridade, a laboriosidade, a generosidade e a alegria. Na promoção desses valores, conta com a assistência do Opus Dei, uma instituição da Igreja Católica.
Educação Personalizada

A AEP estabelece como princípio fundamental de seu labor educativo o respeito à dignidade e à personalidade de cada aluno. Portanto, busca proporcionar uma formação completa que atenda a totalidade da pessoa, que é única. Para realizar a educação personalizada a AEP utiliza dois instrumentos que são fundamentais no seu projeto educativo:

Educação Diferenciada - meninos e meninas desenvolvem-se de forma diferente, com tempos específicos de amadurecimento e modos diversos de interagir com a realidade. Dessa forma, a educação diferenciada oferece soluções pedagógicas adequadas a cada modo específico de ser. Os conhecimentos atuais sobre antropologia e neurobiologia confirmam a necessidade de ter em conta as diferenças de sexo no processo de aprendizagem;

Plano de Desenvolvimento Pessoal - cada aluno possui um professor preceptor que se ocupa de seu acompanhamento e orientação. O preceptor permanece em contínuo contato com os pais para coordenar os objetivos e garantir uma boa educação. Através do Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP), proporciona ao aluno um estímulo permanente para o autodesenvolvimento harmônico de sua personalidade, de acordo com sua capacidade e interesses.

Período integral

Com os alunos na Escola em período integral, das 8 às 16 horas, possibilita-se uma maior dedicação aos estudos e ao desenvolvimento de atividades culturais e esportivas supervisionadas, importantes para o desenvolvimento pleno.

Projeto Educativo
PROJETO SEMENTE

Hoje em dia está amplamente comprovado que a idade de 0 a 6 anos é crucial para o desenvolvimento das capacidades da criança, para seu futuro sucesso acadêmico e para sua maturidade pessoal. A quantidade e qualidade dos estímulos recebidos determinam o grau do desenvolvimento neurológico do cérebro.

O projeto Semente trabalha com técnicas de estimulação adequadas ou em consonância com as janelas de aprendizagem próprias da idade da criança.

PROJETO CEDRO

Destinado a alunos de 6 a 10 anos, procura um total desenvolvimento das capacidades de cada criança, estimulando, de forma harmônica aeducação da inteligência, da vontade e da afetividade.

É o momento ideal para a aprendizagem e a aquisição de hábitos. O projeto visa estimular o interesse na aprendizagem num momento decisivo da sua fase escolar.

Visa despertar nos alunos seu senso crítico e reflexivo, e o desenvolvimento de uma personalidade rica, madura e solidária.

O projeto Cedro fornece acada criança uma verdadeira atenção pessoal, definindo o seu perfil de aprendizagem e estabelecendo metas de melhoria pessoal para cada aluno emestreita colaboração com a família.

PROJETO AROEIRA

O projeto é especialmente elaborado para atender as necessidades de formação dos alunos de 11 a 14 anos. Prevê a criação de perfis de aprendizagem personalizados para atender cada aluno de acordo com suas características e possibilidades. Dedica atenção especial ao trabalho em equipe através da organização cooperativa das aulas.

O projeto Aroeira incentiva o desenvolvimento de estratégias pessoais, fazendo aos alunos gradualmente autônomos, protagonistas de sua própria aprendizagem. Baseia-se em estratégicas pedagógicas positivas, na apresentação atraente das matérias e atividades de enriquecimento, como o teatro, os fóruns de discussão, as visitas culturais e os recursos audiovisuais.

PRECEPTORIA

Cada aluno tem um preceptor que é um professor designado que a qualquer momento pode pedir ajuda, aconselhamento ou simplesmente comunicar preocupações ou alegrias.
Os preceptores são professores preparados para realizar um verdadeiro trabalho de aconselhamento pessoal do aluno e da família. Em última análise, nosso objetivo é ajudar a que cada aluno aproveite o melhor de si mesmo e desenvolva as condições que, desde uma elevada competência profissional, vão fazer com que seja feliz e capaz de influenciar positivamente a sociedade.

Venha Conhecer
A educação dos filhos é o projeto mais importante na vida dos pais e é uma enorme honra para a AEP poder ajudá-los nesta tarefa.