O Projeto

Línguas

O ensino de línguas é um objetivo de máximo interesse neste momento porque as fronteiras, especialmente as sul-americanas, abrem-se à livre circulação de pessoas.

 

Apostamos por uma Educação Infantil e fundamental bilíngue, etapas nas quais, no futuro, se pretende que a metade da jornada letiva seja em inglês. No ensino médio, além das horas previstas de Língua Inglesa, algumas disciplinas serão dadas nessa língua. Nos próximos cursos se pretende incorporar progressivamente o inglês em diferentes matérias curriculares até atingir o 30% da jornada.

A aprendizagem de Espanhol está prevista no ensino fundamental como matéria curricular.


Além disso, nossos alunos poderão enriquecer seu currículo mediante a obtenção de certificados internacionais como Cambridge.

Novas Tecnologias

Os alunos da AEP começam a se familiarizar com a informática desde a Educação Infantil.

Partindo da Educação Infantil nosso Programa de Aplicação das Novas Tecnologias colocará em mãos dos alunos a Informática e a Internet como mais um instrumento de aprendizagem.


Inglês, Línguas, Matemáticas e Ciências Naturais ou Sociais reforçam-se com a utilização desta potente ferramenta, com programas adequados a cada idade, que serão estudados por uma equipe especializada de cada Área.

 

A Equipe Pedagógica da AEP assessora e forma os professores para incorporar a Informática e a Internet na programação de suas matérias.

Esportes

O que é, para nós, o esporte?

O Projeto Educativo da AEP promove o desenvolvimento das qualidades físicas e morais que constituem o fundamento da prática esportiva. Em nossos centros escolares, o esporte não se considera um fim, porém um meio para educar a pessoa e ajudá-la a estabelecer relações de amizade e colaboração.

Na atividade esportiva, meninos e adolescentes, contam com um excelente instrumento que contribui à construção da sua personalidade, transmitindo valores como a autosuperação, o esforço, a perseverança e o afã de desenvolver as próprias habilidades.

 

O esporte favorece o desenvolvimento físico e a saúde, a interiorização de regras, a solidariedade e a cooperação com os outros. Os princípios e valores que emanam da prática esportiva permitem às pessoas viverem juntas na diversidade, respeitando as diferenças.

 

Nos nossos Projetos educativos, a educação física é aplicada de maneira sistemática como parte fundamental das atividades e programas, desde a premissa que o esporte contribui a desenvolver aptidões genéricas, bem como o potencial cognitivo e físico do aluno, proporcionando assim as bases necessárias para seu bem-estar e sua plena realização como pessoa.
Na atualidade, praticam-se muitas modalidades esportivas nas escolas da AEP, sendo em atividade extraclasse ou em horário letivo.

 

A que nos propomos através do esporte?

Promover a formação do próprio critério e o uso responsável da liberdade pessoal.
Educar para a solidariedade, cultivando as virtudes humanas, sociais e cívicas, e ensinando a agir responsável e livremente nas tarefas civis, com espírito de serviço.
Favorecer, desde os primeiros anos dos alunos, o desenvolvimento de capacidades cognitivas que estão na base da aprendizagem de diferentes matérias e concorrências escolares, como as línguas ou a linguagem. Os alunos de Educação Infantil da AEP dedicam semanalmente algumas horas para realizar exercícios físicos na aula de Psicomotricidade.

 

 

Educando em Casa

Pais
Entendemos que a família é a protagonista do processo educativo. O Colégio vem auxiliar os pais nesta etapa de desenvolvimento dos filhos. Dessa forma, é essencial a sintonia formativa entre a família e a escola: não existe diferença entre os valores ensinados pela família e pelos professores.
Como se torna realidade esse princípio educativo?
• Ideário do Colégio bem definido: os pais sabem o que os seus filhos aprenderão na escola;
• Seleção e formação dos professores e funcionários: todos estão identificados com o ideário da escola;
• Formação dos pais: o Colégio do Bosque oferece aos pais atividades para o seu desenvolvimento como educadores;
• Preceptoria: Reunião periódica do preceptor com a mãe e o pai para colaboração mútua na educação de cada criança e sintonia de informações.

 

Famílias
Na Escola do Bosque, as mães e os pais estão em primeiro lugar. A atividade da escola é entendida como delegada e colaboradora, nunca substitutiva, da ação familiar. Para conseguir essa sintonia entre a família e a Escola há uma série de iniciativas dirigidas a formar e informar os pais, para que possam realizar com êxito sua tarefa de primeiros educadores de seus filhos.

Preceptoria

Cada aluno tem um preceptor que é um professor designado que a qualquer momento pode pedir ajuda, aconselhamento ou simplesmente comunicar preocupações ou alegrias.


Os preceptores são professores preparados para realizar um verdadeiro trabalho de aconselhamento pessoal do aluno e da família. Em última análise, nosso objetivo é ajudar a que cada aluno aproveite o melhor de si mesmo e desenvolva as condições que, desde uma elevada competência profissional, vão fazer com que seja feliz e capaz de influenciar positivamente a sociedade.

Atenção Espiritual

Religião católica

O projeto educativo da AEP é inspirado por uma dimensão transcendente da vida, algo que não está apenas presente na atividade educacional, mas que é o fundamento de um programa de formação cristã envolvendo estudantes e professores que o desejem. Sempre desde o máximo respeito pelas suas crenças pessoais e pelas das suas famílias, AEP coloca à disposição da comunidade escolar inteira (pais, professores, alunos e pessoal não docente), as mais variadas atividades de caráter doutrinário religioso, além da atenção espiritual de natureza pessoal que cada um solicite.

 

Essa formação na fé e a moral católica é confiada a sacerdotes da Prelazia do Opus Dei, que ensinam desde o mais fiel respeito pela liberdade das consciências, algo de caráter fundacional da AEP que convive com a especial harmonia existente entre a educação, o significado da vida cristã e os princípios da doutrina católica.

 

A educação oferecida pelas Escolas da AEP visa, portanto, conseguir a excelência no seu sentido mais integra: o que o ser humano deve saber, deve saber fazer e, muito essencialmente, deve ser. Seu projeto educativo compartilha desta forma os valores espirituais e éticos do humanismo cristão presentes em toda a tradição ocidental: a liberdade, a dignidade e a transcendência.

As Escolas da AEP e o Opus Dei

Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica que difunde a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias ordinárias da vida são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhoria da sociedade. Seu fundador, São Josemaria Escrivá foi canonizado pelo Papa João Paulo II em Roma no dia 06 de outubro de 2002. O projeto educativo da AEP coleta muitos dos ensinamentos de São Josemaria sobre a família, o valor do trabalho bem feito e a preocupação pelos demais. Por desejo expresso dos pais e mães que promoveram as Escolas da AEP, a Prelazia do Opus Dei oferece ajuda espiritual de varias formas: direção espiritual, aulas de religião, orientação doutrinal, etc.

 

A Santa Missa é celebrada de manhã, de segunda a sexta-feira, na Capela da Escola do Bosque, às 7h50.